Fórum da Anato
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apenas imperdível! Vídeo da BBC sobre o cérebro

4 participantes

Ir para baixo

Apenas imperdível! Vídeo da BBC sobre o cérebro Empty Apenas imperdível! Vídeo da BBC sobre o cérebro

Mensagem  Admin Qua Jun 23, 2010 11:32 am

Este programa da BBC é muuuuito bom. É apresentado por um dos maiores divulgadores científicos da atualidade, Robert Winston.
Recomendo muito e estimulo vossas reflexões.
Observem que ao final, o Winston (que é judeu praticante) dá sua posição sobre a compatibilidade entre ciência e religião. Que vocês acham disso?




Última edição por Admin em Sáb Jun 15, 2013 8:56 am, editado 1 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 146
Data de inscrição : 17/06/2010

https://forumdaanato.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Apenas imperdível! Vídeo da BBC sobre o cérebro Empty Vídeos

Mensagem  Gustavo Momesso Qua Jul 21, 2010 3:36 pm

Muito bom esse documentário Professor. Se puder postar mais vídeos assim aqui no fórum seria muito interessante.
O fórum está ótimo
Um grande abraço, Professor

Gustavo Momesso

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Apenas imperdível! Vídeo da BBC sobre o cérebro Empty VIDEO MUITO BOM!

Mensagem  Jeh Oliveira Sáb Jul 02, 2011 12:15 pm

Ótimo este programa! Ameei professor!
Nos faz refletir e certificarmos o quanto
o cérebro humano é fantástico!
A posição do cientista parece bem equilibrada
com relação ao assunto, estou de acordo quando
ele diz que "a ciência seja o meio mais poderoso
para se saber sobre o corpo humano".
Nunca pensei que a "consciência" fosse misteriosa
em estudos científicos. Muito bacana!

Jeh Oliveira

Mensagens : 22
Data de inscrição : 21/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Apenas imperdível! Vídeo da BBC sobre o cérebro Empty Legal..

Mensagem  renatobob Sáb Jul 02, 2011 6:57 pm

Esse vídeo da BBC muito interessante. Assisti umas 10 vezes e ainda estou aprendendo e com muitas duvidas... suhahusaussauhhusa....

Prof. Tenho um à curiosidade sobre o vídeo, na parte 1 do vídeo fala sobre o som...
A música estimula o cérebro liberando neurotransmissores? Musica acaba proporcionando “felicidade e alegria” nos indivíduos? Por isso que em uma festa sem música acaba não é tão animado? O cérebro associa imagens a momentos que tivemos de alegria e felicidade aos tons musicais?

Na segunda parte do vídeo fala sobre bebida... Como funciona o sistema de amnésia alcoólica? Como o álcool interage na memória? É no hipocampo e córtex cerebral?

Na parte que fala sobre os astronautas... O ponto de equilíbrio é efetuado pelo cerebelo? Legal essa parte de adaptação do cérebro na ausência de gravidade...

Professor, eu li um artigo dizendo que “Memória" Primitiva é que nos herdamos dos nossos ancestrais... Quer disser o que eu estou aprendendo hoje, é possível que no subconsciente dos meus descendentes possam saber o que eu aprendi? Geneticamente isso é possível, pelo conceito neodarwinista? Se puder abrir um tópico explicativo sobre esse assunto seria interessante...(“memória” Primitiva)

O vídeo muito legal... abraço professor... desculpa de “vomitar” varias perguntas, algumas só de curiosidade mesmo...

renatobob

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Apenas imperdível! Vídeo da BBC sobre o cérebro Empty Re: Apenas imperdível! Vídeo da BBC sobre o cérebro

Mensagem  Admin Dom Jul 03, 2011 10:56 am

A música estimula o cérebro liberando neurotransmissores? Musica acaba proporcionando “felicidade e alegria” nos indivíduos? Por isso que em uma festa sem música acaba não é tão animado? O cérebro associa imagens a momentos que tivemos de alegria e felicidade aos tons musicais?

Oi Renato. Tudo libera neurotransmissores, lembre disso, entre um neurônio e outro tem a sinapse. Um neurônio interage com outro através de neurotransmissores. O som vira música no córtex. Tem gente com lesão no córtex que percebe uma melodia de Mozart como um monte de panelas caindo no chão (amusia). Tem um livro do Oliver Sacks, Alucinações Musicais, que eu recomendo (Também recomendo dele Um antropólogo em Marte e outros). Lembre da diferença entre sensação e percepção. A percepção é algo individual, como a dor, que é a percepção da nocicepção. Por isso determinado som (o de Jethro Tull por exemplo) provoca em mim uma percepção diferente à tua. Eu associo esse som a coisas que vc não associa.

Na segunda parte do vídeo fala sobre bebida... Como funciona o sistema de amnésia alcoólica? Como o álcool interage na memória? É no hipocampo e córtex cerebral?

O álcool é um depressor do SNC. Ele inibe a comunicação entre neurônios, que têm uma parede celular muito permeável (ao álcool). Parece que temos áreas cerebrais mais susceptíveis, como o hipocampo e algumas do córtex. Mas se beber muito, até os neurônios do tronco param de se comunicar e vem o coma alcoólico e depois a morte. A longo prazo, ha uma degeneração de córtex e hipocampo, mas o cara morre antes por causa dos problemas hepáticos entre outros.

Professor, eu li um artigo dizendo que “Memória" Primitiva é que nos herdamos dos nossos ancestrais... Quer disser o que eu estou aprendendo hoje, é possível que no subconsciente dos meus descendentes possam saber o que eu aprendi? Geneticamente isso é possível, pelo conceito neodarwinista? Se puder abrir um tópico explicativo sobre esse assunto seria interessante...(“memória” Primitiva)

Sim, temos uma memória primitiva (atávica). Provavelmente o medo à altura possa estar relacionado com nosso passado arborícola. Nosso medo a aranhas, cobras... Nosso comportamento é uma mistura de genética e meio ambiente.



Admin
Admin

Mensagens : 146
Data de inscrição : 17/06/2010

https://forumdaanato.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Apenas imperdível! Vídeo da BBC sobre o cérebro Empty Re: Apenas imperdível! Vídeo da BBC sobre o cérebro

Mensagem  renatobob Dom Jul 03, 2011 6:45 pm

Obrigado professor... vc tiro algumas duvidadas que eu tinha
Abraço

renatobob

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Apenas imperdível! Vídeo da BBC sobre o cérebro Empty Re: Apenas imperdível! Vídeo da BBC sobre o cérebro

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos